Abaixo segue o diagnóstico socioeconômico:
Diagnóstico da Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo
O diagnóstico
apresentado a seguir foi realizado após levantamento de dados, pesquisa
realizada com os alunos das turmas assistidas pelo PIBID e através de órgãos
oficiais como a Secretaria de Educação.
Caracterização da
comunidade
A Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo está localizada em
Pau da Lima, considerado o terceiro bairro mais populoso da cidade, com
aproximadamente 120.000 habitantes, que atende a pessoas de classe majoritariamente
baixa.
A escola atende,
prioritariamente, os alunos oriundos da Creche A Manjedoura, do Jardim de
Infância Esperança e Escola Alvorada Nova, pertencentes à Mansão do Caminho e
dos bairros adjacentes como: Colina Azul, São Marcos, São Rafael, Sete de
Abril, Vila Canária, Jardim Cajazeiras, entre outros.
Os discentes são de
médio e baixo poder econômico e os pais possuem formação bastante
diversificada: Ensino médio, Ensino Fundamental completo e incompleto,
analfabetos. Trabalham no comércio, empregados domésticos, entre outros...
Os alunos, além das
atividades escolares, participam de atividades esportivas e alguns ainda participam dos projetos lá
desenvolvidos. A população mais carente também é atendida pelos projetos da
escola.
Análise Socioeconômica
Sobre os dados coletados nas salas assistidas pelo PIBID, foi possível verificar
a real condição dos alunos. A sua grande maioria mora em uma casa, 87%; pais e
mães estão presentes em 59% dos lares; em 57% das residências vivem até três
pessoas, um número relativamente baixo; 82% já tiveram a experiência de ter
trabalhado e quase 10% trabalham atualmente; pouco mais de dois terços possuem
computador e 88% têm celular; 42% recebem algum tipo de assistência financeira de
programas sociais; para chegar à escola 87% tomam algum tipo de condução; o que
chama a atenção nesta análise é que 83% dos alunos já estudaram em escolas particulares,
isso reflete a atual condição econômica pelo que passa o país.
Caracterização da
escola
A Escola de
Primeiro Grau Jesus Cristo atua no Ensino Fundamental I e II, em dois turnos
diurnos, sendo de manhã, das 7:30 às 11:45 horas e à tarde, das 13 às 17:20 horas.
Existem salas no térreo e no subsolo
que não possuem um padrão, apresentando diferenças nos tamanhos, na estrutura
interna e afetando nas arrumações das carteiras.
Os alunos matriculados no Ensino
Fundamental II são 752 alunos e no Ensino Fundamental I, 408 alunos. Oferece
carga mínima de 800 horas aulas, ministradas em 200 dias de efetivo trabalho
escolar, como é exigido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A escola possui 16 salas de aula, sala
de informática com 7 computadores, sala de vídeo/auditório, biblioteca,
diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de coordenação, cantina, 2
cozinhas (uma para merenda escolar, uma para os professores), quadra coberta,
pátio, 2 sanitários para os alunos, 1 sanitário para os professores. A escola não
possui acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais.
Possui os seguintes recursos
pedagógicos: TVs com pen drive, globos terrestres, mapas, computadores e
impressoras, coleções didáticas/pedagógicas para uso do professor, livros
didáticos e informativos, coleções literárias, materiais fornecidos pela
Secretaria de Educação. A Unidade escolar recebe verba do Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE)
Organização escolar
O índice de reprovação
no ano anterior foi de 14,6%, sendo que os anos que apresentaram resultados
mais baixos foram o 6º ano, no fundamental II, com 19,6 % e o 3º ano, no
fundamental I, com 14,8 %. O número de retenção é maior no período vespertino.
O IDEB do Fundamental
I em 2015 foi de 4,6 (a meta era de 5,4) e o do Fundamental II foi de 4,3 (a
meta era de 5,0). Embora a comunidade escolar não aponte como prioridade a
obtenção de boas notas nas avaliações externas, sabe-se da necessidade em
atingir as metas estabelecidas para a escola. Os membros da comunidade escolar
apontam o desinteresse dos alunos, a falta de comprometimento com as tarefas de
casa, por parte da turma, como alguns dos problemas da escola.
Perfil dos professores
e da participação dos pais
Segundo os dados de 2015, do INEP, dos
professores que trabalhavam na unidade escolar, 77,8% dos docentes possuíam o
nível superior. São poucos os professores que não são efetivos. A maioria dos
pais comparece à escola quando chamados e os casos de pais que não comparecem
na primeira convocação são convocados novamente.
Objetivos
Proporcionar aos
alunos um ensino de qualidade, preparando-os para exercer sua cidadania de
forma crítica e responsável.
Ações
- Criar projetos pedagógicos que incentivem a leitura dos alunos
do 3º ao 9º Ano;
- Implementar o laboratório de informática e implantar o
laboratório de Ciências e de Matemática;
- Dinamizar o uso dos recursos tecnológicos da escola;
- Promover um encontro anual da Família na escola além das
reuniões de pais e mestres.
Metas
- Alfabetizar 100% dos alunos que ingressarem no primeiro Ano;
- Participação de 100% dos pais nos encontros pedagógicos.
Contextualizar os
conteúdos escolares aos aspectos políticos, econômicos, culturais, históricos,
geográficos da comunidade local, relacionando-os aos aspectos regional,
nacional e mundial.
Ações
- Organizar projetos e dinamizar o currículo, tornando as aulas
mais significativas.
Promover um constante
aperfeiçoamento pedagógico dos professores.
Ações
- Divulgar cursos oferecidos pela Secretaria de Educação.
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