sexta-feira, 30 de junho de 2017

Rodrigo Nicolau - 26ª semana (26/06 a 30/06/2017)

Em razão do recesso de São João, não houve aula esta semana na escola. Também não houve reunião geral no IGEO.

Abaixo segue o diagnóstico socioeconômico:


Diagnóstico da Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo
O diagnóstico apresentado a seguir foi realizado após levantamento de dados, pesquisa realizada com os alunos das turmas assistidas pelo PIBID e através de órgãos oficiais como a Secretaria de Educação.

Caracterização da comunidade
A Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo está localizada em Pau da Lima, considerado o terceiro bairro mais populoso da cidade, com aproximadamente 120.000 habitantes, que atende a pessoas de classe majoritariamente baixa.
A escola atende, prioritariamente, os alunos oriundos da Creche A Manjedoura, do Jardim de Infância Esperança e Escola Alvorada Nova, pertencentes à Mansão do Caminho e dos bairros adjacentes como: Colina Azul, São Marcos, São Rafael, Sete de Abril, Vila Canária, Jardim Cajazeiras, entre outros.
Os discentes são de médio e baixo poder econômico e os pais possuem formação bastante diversificada: Ensino médio, Ensino Fundamental completo e incompleto, analfabetos. Trabalham no comércio, empregados domésticos, entre outros...
Os alunos, além das atividades escolares, participam de atividades esportivas e alguns ainda participam dos projetos lá desenvolvidos. A população mais carente também é atendida pelos projetos da escola.

Análise Socioeconômica
Sobre os dados coletados nas salas assistidas pelo PIBID, foi possível verificar a real condição dos alunos. A sua grande maioria mora em uma casa, 87%; pais e mães estão presentes em 59% dos lares; em 57% das residências vivem até três pessoas, um número relativamente baixo; 82% já tiveram a experiência de ter trabalhado e quase 10% trabalham atualmente; pouco mais de dois terços possuem computador e 88% têm celular; 42% recebem algum tipo de assistência financeira de programas sociais; para chegar à escola 87% tomam algum tipo de condução; o que chama a atenção nesta análise é que 83% dos alunos já estudaram em escolas particulares, isso reflete a atual condição econômica pelo que passa o país.

Caracterização da escola
A Escola de Primeiro Grau Jesus Cristo atua no Ensino Fundamental I e II, em dois turnos diurnos, sendo de manhã, das 7:30 às 11:45 horas e à tarde, das 13 às 17:20 horas.
Existem salas no térreo e no subsolo que não possuem um padrão, apresentando diferenças nos tamanhos, na estrutura interna e afetando nas arrumações das carteiras.
Os alunos matriculados no Ensino Fundamental II são 752 alunos e no Ensino Fundamental I, 408 alunos. Oferece carga mínima de 800 horas aulas, ministradas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, como é exigido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A escola possui 16 salas de aula, sala de informática com 7 computadores, sala de vídeo/auditório, biblioteca, diretoria, secretaria, sala dos professores, sala de coordenação, cantina, 2 cozinhas (uma para merenda escolar, uma para os professores), quadra coberta, pátio, 2 sanitários para os alunos, 1 sanitário para os professores. A escola não possui acessibilidade para atender portadores de necessidades especiais.
Possui os seguintes recursos pedagógicos: TVs com pen drive, globos terrestres, mapas, computadores e impressoras, coleções didáticas/pedagógicas para uso do professor, livros didáticos e informativos, coleções literárias, materiais fornecidos pela Secretaria de Educação. A Unidade escolar recebe verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)

Organização escolar
O índice de reprovação no ano anterior foi de 14,6%, sendo que os anos que apresentaram resultados mais baixos foram o 6º ano, no fundamental II, com 19,6 % e o 3º ano, no fundamental I, com 14,8 %. O número de retenção é maior no período vespertino.
O IDEB do Fundamental I em 2015 foi de 4,6 (a meta era de 5,4) e o do Fundamental II foi de 4,3 (a meta era de 5,0). Embora a comunidade escolar não aponte como prioridade a obtenção de boas notas nas avaliações externas, sabe-se da necessidade em atingir as metas estabelecidas para a escola. Os membros da comunidade escolar apontam o desinteresse dos alunos, a falta de comprometimento com as tarefas de casa, por parte da turma, como alguns dos problemas da escola.

Perfil dos professores e da participação dos pais
Segundo os dados de 2015, do INEP, dos professores que trabalhavam na unidade escolar, 77,8% dos docentes possuíam o nível superior. São poucos os professores que não são efetivos. A maioria dos pais comparece à escola quando chamados e os casos de pais que não comparecem na primeira convocação são convocados novamente.

Objetivos
Proporcionar aos alunos um ensino de qualidade, preparando-os para exercer sua cidadania de forma crítica e responsável.
Ações
- Criar projetos pedagógicos que incentivem a leitura dos alunos do 3º ao 9º Ano;
- Implementar o laboratório de informática e implantar o laboratório de Ciências e de Matemática;
- Dinamizar o uso dos recursos tecnológicos da escola;
- Promover um encontro anual da Família na escola além das reuniões de pais e mestres.
Metas
- Alfabetizar 100% dos alunos que ingressarem no primeiro Ano;
- Participação de 100% dos pais nos encontros pedagógicos.

Contextualizar os conteúdos escolares aos aspectos políticos, econômicos, culturais, históricos, geográficos da comunidade local, relacionando-os aos aspectos regional, nacional e mundial.
Ações
- Organizar projetos e dinamizar o currículo, tornando as aulas mais significativas.

Promover um constante aperfeiçoamento pedagógico dos professores.
Ações

- Divulgar cursos oferecidos pela Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário